Perguntas Frequentes
Quais as vantagens na adesão ao novo sistema de recolha de biorresíduos?
A separação e recolha seletiva dos biorresíduos permite valorizá-los, produzindo um adubo 100% natural destinado à agricultura ou jardinagem (dinamização da economia circular), contribuindo assim para a proteção do ambiente (menos resíduos, encaminhados para aterro, poupança de recursos naturais, combate às alterações climáticas), e consequente aumento de postos de trabalho.
Posso utilizar um saco de plástico para depositar os meus resíduos alimentares no contentor de proximidade?
Não. O plástico inviabiliza o processo de valorização orgânica (compostagem) dos biorresíduos, tratando-se de um contaminante que poderá prejudicar a qualidade do composto orgânico produzido. Desta forma, nunca se deverá depositar saco de plástico nos contentores destinados a este fluxo de resíduos.
Qual o caminho que os biorresíduos seguem depois de os separar?
Após a separação e deposição dos biorresíduos nos contentores dedicados, localizados na via pública, estes irão ser recolhidos e encaminhados para valorização, resultando num composto orgânico (adubo), 100% natural, destinado à agricultura e jardinagem.
Como participar?
As equipas de sensibilização, ao serviço da INOVA, efetuam visitas porta-a-porta, aos munícipes abrangidos pelo projeto, para explicar o funcionamento deste novo serviço, entregando os materiais necessários à correta separação e deposição dos seus biorresíduos, de forma simples e gratuita.
Como funciona a Recolha de Verdes?
Pode entregar os resíduos do seu jardim, para que sejam reaproveitados corretamente, através da
recolha gratuita (até 2m3).
A recolha de Resíduos Verdes é realizada às segundas-feiras.
Pode ser feito pedido, através de balcaodigital.inova-em.pt ou ligando para os seguintes números:
231 410 830 / 231 423 850 (das 9h às 18h).
Os pedidos efetuados após as 15:00 horas de sexta-feira serão agendados e executados a partir do 6º
dia útil, consecutivo à data do pedido.